Mostrar conceitos de matemática aplicados à arte mágica.
Introdução sobre arte mágica: o que é mágica, a mágica como forma de arte, a mágica como fonte de surpresas, controle do espectador e maximização do efeito mágico.
Apresentação de alguns números baseados em simetrias e propriedades que nunca mudam:
A carta virada de Bob Hummer.
Algumas propriedades dos dados de jogar.
O incrível e teimoso número de Kaprecar.
A adivinhação do endereço.
Números baseados em outras propriedades:
Moebius e o número das Faixas Afegãs.
O problema do historiador Flávio Josefo de como se safar da execução.
Explicações dos efeitos e da sua relação com a Matemática.
Nenhum
Duas bobinas de papel, para calculadoras, de de 7 a 10 cm de largura. Uma tesoura e uma cola bastão. Se possível baralhos, que podem ser compartilhados por cada 4 alunos.
Duas horas, aproximadamente.
No fim da aula, os participantes fazem uma breve avaliação respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendeu? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.
Diaconis, P; Graham, R. Magical Mathematics: the mathematical ideas that animate great magic tricks. Princeton University Press. 2011
Gardner, M. O Festival Mágico da Matemática. Câmara Brasileira do Livro. 1988.