Abordar a otimização linear contínua de forma simples, permitindo a aplicação de atividades divertidas e dinâmicas nas escolas a fim de estimular o interesse dos alunos no estudo de Matemática. A atividade proposta tem caráter interdisciplinar e consiste em determinar o planejamento da produção de mesas e cadeiras.
Usamos o contexto de uma fábrica de móveis para introduzir conceitos de modelagem e otimização. Dois problemas são abordados. O primeiro problema é o determinar o número de mesas e cadeiras a serem produzidas supondo conhecidas a quantidade de matéria prima disponível (peças de “lego” retangulares de dois tamanhos) e valor de cada móvel (um problema de otimização linear contínua). O segundo problema consiste em determinar como cortar objetos retangulares grandes em peças retangulares menores (problema de corte bidimensional, padrão de corte).
Fundamental II completo.
Papel, quadro de giz ou branco, ou “flip chart”. Se possível projetor multimídia e tela (ou parede branca) para as ilustrações, preferivelmente com computador.
Duas horas, aproximadamente.
No fim da atividade, os participantes fazem uma breve avaliação respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendeu? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.
1. Pendergraft, N. “ Lego of my simplex”, ORMS Today, v. 24, n.1, 1997.
2. Rangel, S.; Figueiredo, A. G. de . O problema de corte de estoque em indústrias de móveis de pequeno e médio portes. Pesquisa Operacional, v. 28, p. 451-472, 2008.(disponível em http://www.scielo.br/pdf/pope/v28n3/v28n3a04.pdf )
3. Rangel, S. “Introdução à construção de modelos de otimização linear e inteira”. 1. ed. São Carlos-SP: Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional-SBMAC, 2012. v. único. 82 p. 2ª Edição (disponível em http://www.sbmac.org.br/arquivos/notas/livro_18.pdf )
4. Tunala, N., “Um procedimento Geométrico para a otimização linear no plano”, Revista do Professor de Matemática, n. 31, 1996.