Produzindo mesas e cadeiras

Maria do Socorro Nogueira Rangel (para a região de São José do Rio Preto e arredores)
UNESP São José do Rio Preto
http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica-aplicada/docentes/socorro/palestras

Solicitar palestra

Objetivo

Abordar a otimização linear contínua de forma simples, permitindo a aplicação de atividades divertidas e dinâmicas nas escolas a fim de estimular o interesse dos alunos no estudo de Matemática. A atividade proposta tem caráter interdisciplinar e consiste em determinar o planejamento da produção de mesas e cadeiras.

Resumo

Usamos o contexto de uma fábrica de móveis para introduzir conceitos de modelagem e otimização. Dois problemas são abordados. O primeiro problema é o determinar o número de mesas e cadeiras a serem produzidas supondo conhecidas a quantidade de matéria prima disponível (peças de “lego” retangulares de dois tamanhos) e valor de cada móvel (um problema de otimização linear contínua). O segundo problema consiste em determinar como cortar objetos retangulares grandes em peças retangulares menores (problema de corte bidimensional, padrão de corte).

Requisitos e Público Alvo

Fundamental II completo.

Recursos

Papel, quadro de giz ou branco, ou “flip chart”. Se possível projetor multimídia e tela (ou parede branca) para as ilustrações, preferivelmente com computador.

Duração

Duas horas, aproximadamente.

Avaliação

No fim da atividade, os participantes fazem uma breve avaliação respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendeu? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.

Bibliografia

1. Pendergraft, N. “ Lego of my simplex”, ORMS Today, v. 24, n.1, 1997.
2. Rangel, S.; Figueiredo, A. G. de . O problema de corte de estoque em indústrias de móveis de pequeno e médio portes. Pesquisa Operacional, v. 28, p. 451-472, 2008.(disponível em http://www.scielo.br/pdf/pope/v28n3/v28n3a04.pdf )
3. Rangel, S. “Introdução à construção de modelos de otimização linear e inteira”. 1. ed. São Carlos-SP: Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional-SBMAC, 2012. v. único. 82 p. 2ª Edição (disponível em http://www.sbmac.org.br/arquivos/notas/livro_18.pdf )
4. Tunala, N., “Um procedimento Geométrico para a otimização linear no plano”, Revista do Professor de Matemática, n. 31, 1996.