Esta palestra/oficina tem a intenção de mostrar como funciona um computador no nível lógico da linguagem de máquina. Esta aula, quando dada para alunos e professores, é parte do projeto Embaixadores da Matemática do IME.
Montagem de um teatrinho com os participantes, onde cada um simula uma unidade dos circuitos de um computador. Um programa, cujas instruções são escritas sob forma de texto em tabuletas, é inserido na "memória" do computador. Em seguida, um participante que faz o papel do processador central (CPU) começa a interpretar o programa, e os participantes têm que descobrir o que o programa executa. Em seguida é introduzida uma linguagem de máquina (a linguagem mais básica usada por qualquer computador) extremamente simples, do computador hipotético HIPO, codificando as instruções que estavam em forma de texto. Apresentação do simulador do HIPO.
Não há requisitos.
A palestra presta-se idealmente para alunos do último ano do ensino médio, alunos de licenciatura e professores de matemática e ciências e público em geral com essa formação mínima de enisno médio.
Duas horas
No fim da palestra, os participantes fazem uma breve avaliação por escrito (one-minute paper) respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi?
2. Qual foi a maior dúvida que ficou?
3. Comentários.
Ver avaliações de participantes.
Simulador do HIPO (em 4/4/18, em inglês).
Como usar o simulador (em inglês).