A máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer

Valdemar W. Setzer
IME-USP
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer

Solicitar palestra

Objetivo

Mostrar qual é a essência dos computadores e suas limitações, e o que é um algoritmo por meio da Máquina de Turing. Comparar com as atividades mentais dos seres humanos e desmistificar a ideia de que os computadores suplantarão os seres humanos em todas as suas características e capacidades. Abordar questões filosóficas da computação.

Resumo

Histórico. O Problema da Decidibilidade de Hilbert. Surge Alan Turing. A Máquina de Turing (MT). Exercícios. Características da MT. Tipos de instruções e potência da MT. Tese de Church-Turing. A MT universal. Máquinas podem ter sensações e sentimentos? Alan Turing e o Problema da Decidibilidade. O Problema da Parada. Máquinas podem pensar e ser inteligentes? O Teste de Turing. Extensões de Steven Hanard. O "Quarto Chinês" de John Searle. As questões da "singularidade tecnológica" e da "digitalização do cérebro". Transições não-deterministas na MT e em seres vivos, e a questão do livre arbítrio. O ser humano é uma máquina, isto é, é puramente físico?

Público Alvo

Estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente de cursos de computação, e público em geral com o requisito abaixo.

Requisito

  • PALESTRA PODE SER REMOTA OU PRESENCIAL
  • Ensino médio completo.

Material necessário

  • Micro com Power Point, datashow, tela e quadro negro ou flip chart ao lado da tela.
  • Meia folha de papel sulfite para a avaliação final, para cada participante; pode ser de rascunho, com o verso escrito.

Duração

Duas horas; ideal 3 horas com intervalo

Avaliação

No fim da palestra, os participantes respondem as seguintes perguntas em um pedaço de papel (" One-minute paper):
1. O que aprendi de mais importante?
2. Qual a maior dúvida que ficou?
3. Comentarios.

Ver avaliações de participantes.

Bibliografia

Material na web

Apresentação em Power Point usada na palestra.