A modelagem conceitual de dados como ferramenta básica para a análise de sistemas

Valdemar W. Setzer
IME-USP
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer

Solicitar palestra

Objetivo

Nesta oficina será apresentado um método extremamente simples e prático de análise de sistemas administrativos baseados em bancos de dados. Uma de suas características fundamentais é que ele inicia com uma modelagem conceitual de dados voltada para o problema e não para o computador, e a programação propriamente dita é deixada para a última etapa de todo o processo. Isso garante uma boa documentação e eficiência na execução do método. São feitos pelos participantes alguns exercícios de modelagem conceitual de dados.

Resumo

A diferença essencial entre dado e informação. Um modelo puramente conceitual de dados, seus elementos e características, especialmente sua independência em relação aos modelos operacionais de gerenciadores de bancos de dados. Derivação do modelo operacional relacional. Prototipagem de telas e relatórios. Certificação pelo usuário. Problemas dos modelos relacionais de dados. Programação. Exemplos com MS-Access. Problemas do modelo orientado a objetos. Considerações sobre a UML.

Público alvo

  • Estudantes de graduação e de pós-graduação na áera de computação.
  • Profissionais dessa área ou outras interessados em conceitos de bancos de dados e em conhecer uma metodologia extremamente simples para a análise de sistemas administrativos.

Requisitos

  • ESTA PALESTRA PODE SER DADA REMOTAMENTE.
  • Ensino médio completo.

Material necessário

  • Micro de reserva com ppt, datashow, quadro-negro, branco ou flip-chart.
  • Meia folha de papel para a avaliação final para cada participante. Pode ser de rascunho, com o verso escrito.
  • Participantes devem trazer lápis e borracha para os exercícios.

Duração

3 horas

Avaliação

No fim da oficina, os participantes fazem uma breve avaliação por escrito ("one-minute paper") respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi?
2. Qual foi a maior dúvida que ficou?
3. Comentários.

Ver avaliações de participantes.

Bibliografia

Material na Internet