Colorindo o mapa do Brasil

Maria do Socorro Nogueira Rangel (para a região de São José do Rio Preto e arredores)
UNESP São José do Rio Preto
http://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica-aplicada/docentes/socorro/palestras

Solicitar palestra

Objetivo

Abordar a teoria dos grafos de forma simples, permitindo a aplicação de atividades divertidas e dinâmicas nas escolas a fim de estimular o interesse dos alunos no estudo de Matemática. A atividade proposta tem caráter interdisciplinar e consiste em determinar o número mínimo de cores necessárias para colorir o mapa do Brasil (político).

Resumo

1. Iniciamos a palestra/oficina com a seguinte questão: “Qual o número mínimo de cores necessárias para colorir o mapa do Brasil, considerando-se que estados vizinhos tenham cores diferentes?”.
2. Fazemos uma breve apresentação do Teorema das quatro cores.
3. Apresentamos conceitos básicos de Teoria dos Grafos.
4. Discutimos porque o mapa do Brasil não pode ser colorido com apenas três cores.
5. Propomos uma breve discussão sobre a importância dessa questão na solução de outros problemas do dia a dia.

Requisitos e Público Alvo

Não há. A palestra/oficina será adequada à maturidade do grupo.

Recursos

Papel, lápis de cor (5 cores ou mais). Quadro de giz ou branco, ou “flip chart”. Se possível projetor multimídia e tela (ou parede branca) para as ilustrações, preferivelmente com computador.

Duração

Uma hora, aproximadamente.

Avaliação

No fim da atividade, os participantes fazem uma breve avaliação respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendeu? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.

Bibliografia

1. Jurkiewicz, S., Grafos - Uma Introdução, Apostilas OBMEP, disponível em http://www.obmep.org.br/docs/apostila5.pdf (última visita 25/10/2017.
2. Lozano, D., Rangel, S., Pires, C.. Uma proposta de oficina de coloração de mapas e grafos para o ensino fundamental e médio. Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, v. 2, p. 216-225, 2010. Disponível em: http://www.podesenvolvimento.org.br/inicio/index.php?journal=podesenvolvimento&page=article&op=view&path%5B%5D=67 
3. Moreira, M. ; Rabelo, A.S. ; Rangel, S. O número cromático do Brasil. In: XXXIII CNMAC, 2010, Aguas de Lindoia. Anais do ..., 2010. v. único.